Quem sou eu

Minha foto
PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
GR Eventos, levando a cultura gaúcha a todos cantos deste Rio Grande. Em breve na sua cidade. fone pra contato 53 91363398. Até breve gauchada!!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013


                                                  Lendas de Natal

A Lenda da Vela de Natal


Era uma vez um pobre sapateiro que vivia numa cabana, na encruzilhada de um caminho, perto de um pequeno e humilde povoado. Como era um homem bom e queria ajudar os viajantes, que à noite por ali passavam, deixava na janela da sua casa, uma vela acesa todas as noites, de modo a guiá-los. E apesar da doença e a fome, nunca deixou de acender a sua vela. Veio então uma grande guerra, e todos os jovens partiram, deixando a cidade ainda mais pobre e triste. As pessoas do povoado ao verem a persistência daquele pobre sapateiro, que continuava a viver a sua vida cheio de esperança e bondade, decidiram imitá-lo e, naquela noite, que era a véspera de Natal, todos acederam uma vela em suas casas, iluminando todo o povoado. À meia-noite, os sinos da igreja começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra tinha acabado e os jovens regressavam às suas casas!
Todos gritaram: “É um milagre! É o milagre das velas!”. A partir daquele dia, acender uma vela tornou-se tradição em quase todos os povos, na véspera de Natal.


Tradições de Natal
O Presépio



A palavra Presépio deriva do latim praesepium, que quer dizer curral, estábulo ou lugar de recolha de gado.
Conta a tradição católica que o presépio teve origem surgiu no séc. XIII, em Úmbria (região da Itália central). Foi S. Francisco de Assis que, com a permissão do Papa, criou um presépio com figuras humanas e animais, recreando o local de nascimento de Jesus, que serviu de pano de fundo para a missa de Natal desse ano. Esta representação teve tanto sucesso, que se tornou numa referência Cristã, representativa do Natal, em quase todo o mundo.
Em Portugal, o presépio tem tradições muito antigas (por volta do séc. XVII). É colocado no início do Advento sem a figura do menino Jesus, que será posta na noite de Natal, após a missa do galo. O presépio é desmontado no dia seguinte ao Dia de Reis.
Na tradição Portuguesa, as figuras que se colocam no presépio, além da Sagrada família (S. José, Maria e o Menino Jesus), dos pastores e alguns animais, e dos três Reis Magos, também encontramos figuras como o moleiro e o seu moinho, lavadeiras, membros de um rancho folclórico e outros personagens típicos da cultura portuguesa. Tradicionalmente feito de barro, podemos encontrar ainda peças de diversos materiais, desde tecido ou madeira até porcelana fina.



Tradições de Natal
Ceia de Natal



Fazem parte dos pratos tradicionais da ceia de Natal dos nossos dias inúmeras receitas quer para a ceia propriamente dita quer para a sobremesa. 
O termo consoada refere-se não só à ceia de Natal em família mas também à entrega de prendas na época natalícia, como modo de demonstrar carinho e amizade pela pessoa a quem se oferece o presente.




Tradições de Natal

Os Três Reis Magos




Os três Reis Magos surgem como sábios vindos do Oriente com o propósito de venerarem o Menino Jesus, o novo Rei dos Judeus que tinha nascido.
O caminho até Belém onde se encontrava o Menino, é-lhes indicado por uma estrela, a Estrela de Belém e devido à grande distância percorrida pelos Reis Magos até lá, diz-se que a visita destes se fez no dia 6 de Janeiro. Por tradição diz-se que são três devido aos três presentes oferecidos: Ouro, Incenso e Mirra. Crê-se que não seriam propriamente Reis mas talvez Sacerdotes, Conselheiros ou até Astrónomos.
Na antiguidade, era costume oferecer-se ouro a um Rei, incenso a um Sacerdote e mirra a um Profeta. Por isso Belchior, de raça branca, ofereceu ouro reconhecendo-Lhe realeza; Gaspar, representando a raça amarela, ofereceu-Lhe incenso atribuindo-lhe divindade e, finalmente Baltazar, de raça negra, ofereceu mirra que representava a imortalidade.


Tradições de Natal
A Coroa de Natal



O Advento (Adventus: chegada e Advenire: chegar a) traduz-se no primeiro tempo do ano litúrgico que antecede o Natal (corresponde às quatro semanas antes do Natal). Os cristãos consideram-no um tempo de preparação e de alegria que antecede o nascimento de Jesus. É um tempo para promover o arrependimento, a harmonia e a paz, e celebrar a vinda de Jesus Cristo à terra.
Entre os vários símbolos do Advento, encontramos a coroa de Natal ou grinalda do Advento.
O uso de coroas como decoração é um costume antigo. Os romanos usavam ramos verdes que enrolavam nas suas coroas. Também exibiam coroas de ramos verdes nas suas portas como sinal de saúde para todos os que lá habitavam.
A coroa de Natal caracteriza-se por ser feita de galhos verdes entrelaçados, de cipreste ou abeto, que representam a vida. Os seus galhos verdes, mesmo no inverno, significa que os cristãos devem manter a fé e a esperança, apesar de todas as contrariedades.
A coroa de Natal forma um círculo que representa a união existente entre Deus e os Homens, símbolo contínuo e eterno de amor a Deus e ao próximo e Dele pelos Homens.

Tradições de Natal
A Árvore de Natal



O uso de uma árvore como símbolo remonta desde o segundo milénio antes de cristo. Os Indo-europeus consideravam as árvores expressão de fertilidade, prestando-lhe culto. Por outro lado, a civilização Egípcia atribuía à tamareira o significado vida, representando os vários estágios da vida humana (árvore da vida). Esta era enfeitada com doces e frutas. Também os Gregos usavam as árvores como “intermediários” entre o céu e a terra, fazendo através delas, reverência aos deuses. Os Romanos costumavam enfeitar pinheiros com máscaras de Baco, o deus do vinho, para venerar o deus Saturno, que era o deus da agricultura, da justiça e da força. A festa era chamada de “Saturnália” e coincidia com o nosso Natal. Já na China, o pinheiro significa longevidade, enquanto no Japão simboliza imortalidade.


Tradições de Natal
A Estrela de Natal


A estrela de Natal, também conhecida como a estrela de Belém, tornou-se num ornamento típico das nossas casas, na época de Natal.
É colocada no topo da árvore de Natal ou no presépio e lembra-nos a estrela que guiou os três Reis Magos até ao local onde o menino Jesus nasceu.
A estrela característica possui quatro pontas que representam os pontos cardeais (norte, sul, este, oeste) e uma cauda luminosa, fazendo lembrar um cometa. Também se usa a estrela de cinco pontas lembrando o ser humano (Cabeça, braços e pernas).

A estrela de Natal para além de ter orientado os reis magos, representa a Luz do Mundo, Jesus Cristo





Desejamos a todos......UM FELIZ NATAL muito abençoado!!Dos AMIGOS DO GR EVENTOS!!


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

É Natal !!!!

É Natal Feliz Natal verdadeiro Dia do nosso companheiro De barbas brancas Como a neve Que cai lá fora no quintal É Natal Feliz Natal, liberdade Dia do amor, da amizade Duas coisas belas Como as velas Seguras pelo castiçal É Natal Feliz Natal honroso Dia do ser amoroso De um coração forte Como a brisa Que bate no peito do pardal É Natal Feliz Natal sincero Dia de quem tanto venero De um significado maravilhoso Como a ave branca Que voa pelo céu De uma beleza natural É Natal Feliz Natal sagrado Dia em que nasceu coroado Jesus Cristo Com a sua luz sobrenatural

                                                                Um Feliz Natal!


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dia 18 de outubro
O dia do médico é uma data comemorada em várias partes do mundo, incluindo em países como Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Espanha, França, Portugal, Estados Unidos e Canadá. Segundo a bíblia Lucas foi considerado do “Amado Médico” e a data é uma homenagem a esse apóstolo. No século XV começou a tradição onde o Lucas passou a ser o patrono dos médicos.
Nosso médico é o nosso anjo da guarda e a sua data merece ser comemorada. Parabéns pelo Dia do Médico. Ser Médico é ter na mão a leveza, agir com delicadeza é ver em cada criatura o pai, a mãe, o filho, o parente para que seu trabalho apresente o dom verdadeiro da cura!!]
O nosso Muitíssimo obrigado a equipe médica que zelou da saúde e cuidou da nossa querida Rose ...que foi vítima de acidente em abril do ano de 2012...
Um grande abraço a todos os profissionais da área....
Dos amigos do GR.
 
 
 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

  

Setembro.....Tá chegando os Festejos Farroupilhas!!


Setembro....era o sétimo do antigo calendário de 10 meses, que foi usado até 600 anos antes de Cristo. O mês de setembro é um dos mais alegres e bonitos do ano. Paradas militares, apresentações de bandas marciais e desfiles de escolas marcam a comemoração da Independência do Brasil, no primeiro feriado do mês. Após os festejos cívicos, já se começa a observar a mudança do clima e a cidade ficando mais colorida. São os tons da primavera pincelando as flores e destacando os jacarandás, as acácias mimosas e os ipês roxos e amarelos.
A cultura
A Revolução Farroupilha é o mito fundante da cultura gaúcha. É a partir dela que se estabelece toda a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e seus ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Cultura Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de Setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de suas origens e o amor por sua terra.



terça-feira, 9 de julho de 2013

Paisagens Perdidas
(Jayme Caetano Braun)
A tarde recolhe o manto,
carqueja e caraguatá;
na corticeira um sabiá
floreia o último canto!
Alargando o gargarejo,
da sanga que se desmancha,
há um eco pedindo cancha
no primitivo falquejo!

A lua nasce num beijo,
prateando o lombo do cerro
e um grilo acorda um cincerro,
do meu retiro de andejo!

Paisagens de campo e alma
perdidas no vem e vai,
soluços do Uruguai
que bebe lua e se acalma:
a noite passa à mão salva,
com ela vem a saudade,
olfateando a claridade
das brasas da Estrela D‘Alva!

Nascem rugas no semblante,
paisagens da natureza
que a força da correnteza
não pode levar por diante;
então exige que eu cante
quando me encontro desperto,
mas sempre que chego perto
meu sonho está mais distante!

Paisagens de sombra e luz,
como é que pude perdê-las?
Ficaram as 5 estrelas
fazendo o “ sinal da cruz “

Abraço dos amigos do GREventos
Galpão de Ronda
Aguardem.....

domingo, 2 de junho de 2013

sábado, 11 de maio de 2013

Buenas Gauchada!
Neste dia 12 de maio, queremos deixar aqui o nosso muito obrigado as MÃES de todos os pagos deste  Rio Grande!!!.....DEUS ABENÇÕE A TODAS!!

                               Parabéns Mamães!!


terça-feira, 9 de abril de 2013

GAUCHADA!! TA AI AS NOVIDADES DO  GR EVENTOS....
Pra começar queremos saber qual é a tua
preferência pra nossa 
 PRIMEIRA NOITE  "À MODA GALPONEIRA"
Pra isso deixa abaixo teu VOTO.....Até breve!!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Gauchada!! Bons Dias a todos!!



Gaúcho

(Ruben Sofildo da Silva)
Gaúcho é filho do pago
Que ama e zela esta terra
Fronteira, missões e serra,
Campanha e litoral,
Recantos do mesmo ideal,
Onde se vê o céu azul,
Os rios, a mata, a flechinha,
Mas tudo é chão farroupilha
Tudo é Rio Grande do Sul.

Gaúcho não é ser grosso
Ter botas, esporas e mango
Usar lenço chimango,
Atado frouxo ao pescoço,
E andar fazendo alvoroço,
Comprando qualquer parada,
Gaúcho é ser idealista,
Peleiar só por conquista
Em defesa da terra amada.

Gaúcho é nome e herança,
Que os bravos heróis nos legaram,
Que muito mal empregaram
Não compreendendo por certo
Gaúcho é altivo, esperto,
Espontƒneo, inteligente,
Respeitador bom amigo,
Mas quando encontra o perigo,
Costuma chegar de frente.

Quem foi Bento Gonçalves?
Quem foi David Canabarro?
Não foram estátuas de barro,
Nem pobres leigos sem eira
Quem foi Pinto Bandeira?
Eu nesses versos lhe digo,
Com altivez e estoicismo,
Foram a nata do gauchismo,
Do nosso Rio Grande amigo.
 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Buenas amigos daqui de perto e lá de longe.....como todos já sabem nossa casa  fechou as porteiras, pois tivemos sérios problemas de saúde devido a um acidente  em abril do ano de 2012, com a  proprietária desta Casa que tinha a Cara do nosso Rio Grande e sem perspectivas de uma volta em seguida, a solução foi a de adiar  pra um dia mais adiante, este nosso Galpão , que tanto se empenhou em destacar e preservar nossa cultura aqui  nesta cidade e por todos os pagos . Trouxemos muitos ícones da nossa música Nativista, pra encantar  aos ouvidos daqueles que por aqui passaram deixando sua história gravada em nossos corações.....e que já destacando aqui o nosso MUITO OBRIGADO por terem nos deixado lembranças de um passado ainda presente na vida de todos. Por esta Casa, passaram muitos encontros, namoros, amigos, papo de balcão, conversas jogadas fora, risadas , poesias, alegrias, felicidades, cantorias, músicos de grande estirpe, outros que começaram em nossos palcos, teatros, festas, casamentos, aniversários e também abrimos espaço pra outros rítmos brasileiros, que certa forma, foram de grande aprendizado pra nós.Nosso Galpão de Alma Gaúcha, se despede num até breve.......com muitos shows pra ti.
Agradecemos a todos num abraço cinchado de saudosismo!!Fiquem na Paz do grande Mestre!!
Abraço dos amigos de sempre do GR EVENTOS!!

Galpão de Estância
...............................
Venero com toda ânsia
Numa mística pagã
Teus fiapos de picumã
Dependurados nas varas,
Que parecem, quando aclara,
O fogão nas madrugadas
Bandeiras esfarrapadas
Entre as ripas de taquara!

Adoro a figura antiga
Da velha chaleira preta
Que num guincho de carreta
Perto a fervura anuncia,
Parecendo quando chia
No meio da labareda,
Que vai cantar de vereda
As glórias da nossa cria!

Sinto o cheiro, rude incenso,
Do alecrim e da canela
Dando gosto na costela
E o matambre da novilha
E lá longe da coxilha
Sobre um trono de verdura
Vejo estampada a figura
Do campeador farroupilha!

Te adoro a simplicidade
De pau a pique e tijolo
Meu velho abrigo crioulo
Porque és o templo da raça
Temperado na fumaça
Onde ao redor do fogão
Comungo meu chimarrão
Entoando uma ação de graças!

Esse mesmo mate-amargo
Encilhado em boa lua
No toldo de algum charrua
Perdido no descampado
Hoje vinho consagrado
Junto ao altar da querência
Que se bebe em reverência
Das grandezas do passado!

Dizem até que São Pedro
Altas horas desce oculto
Celebrando estranho culto
No teu altar meu galpão,
É o padroeiro do rincão
Que vem pela noite grande
Encomendar o RIO GRANDE
Na missa da tradição!!!


Jayme Caetano Braun 

sexta-feira, 8 de março de 2013


O nosso Parabéns  a todas as MULHERES  dos pagos deste Rio Grande!!

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU(Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Gauchada! 
Show  com " FLÁVIO MENDEZ "
Vai tá bueno demais.
Liga e garante teu lugar 53 91254545.......
Estamos esperando por todos AQUI!! Vale a pena vir e ver....

É neste sábado 19 de janeiro aqui as 22:00 hs

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Buenas gauchada! Aqui sempre tem  os melhores Shows pra ti....então tu já sabes  de quinta a sábado tens UM ENCONTRO AQUI no GALPÃO....te junta  com a gente,que tu passa bem! O telefone pra contato é 53 91254545....tamo te esperando!!

Nesta quinta dia 17 de janeiro pós 21:00hs
tem " CANTOS P'ALMA" com "LETCHERRE"

Na sexta feira dia 18 de janeiro   as 21:30 hs
tem show com " RODRIGO MADRID "

No sábado dia 19 de janeiro as 22:00 hs
estará aqui em nosso palco pra fazer um BAITA SHOW PRA TI
" FLÁVIO MENDEZ "

Tu não vai perder néh!Faz logo tua reserva!!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Gauchada!Fique ligado na nossa casa....HOJE
Sexta Feira dia  11 de JANEIRO
tem Show com "LETCHERRE "  22:00hs

No SÁBADO dia 12 de JANEIRO
tem SHOW com  " JOÃOZINHO MISSIONEIRO "

E no DOMINGO  dia 13 de JANEIRO  22:00 hs
tem a noite do "SAMBA e PAGODE com o  BIG"
Vem pra cá que vai tá loco de bom!!

*** RESERVAS  53 91254545 / 91363398

O melhor da culinária típica ,tu encontra AQUI !
E claro regado a uma cerveja bem gelada! Que tal!!!
Liga  ai  chê!!!

aqui o público sempre prestigiando nossa cultura

aqui o público sempre prestigiando nossa cultura
maio 2011

show do João Chagas Leite

show do João Chagas Leite
junho de 2011

Venha fazer tua confraternização aqui

Venha fazer tua confraternização aqui
aqui o pessoal do serenepe, professores , alunos.....

esteve aqui na casa dia 14/05/2011

esteve aqui na casa dia 14/05/2011
Marcio Oliveira & grupo

A FESTA DIA 23/04 TAVA ASSIM ....

A FESTA DIA 23/04 TAVA ASSIM ....
Rodrigo Garcia e Gordan Gomes

aconteceu aqui dia 23/04

aconteceu aqui dia 23/04

show dia 23/04

show dia 23/04

Pela 1º vez na casa esteve aqui dia 20/05

Pela 1º vez na casa esteve aqui dia 20/05
Grupo Los Bangas

o público prestigiando

o público prestigiando
final de abril 2011

show de Jairo Lambari

show de Jairo Lambari
final de abril 2011

Ita Cunha e Mateus Leal

Ita  Cunha e Mateus Leal
12 fevreiro aqui

frente do Galpão

frente do Galpão

Quarta Livre no Galpão

Quarta Livre no Galpão
Toda a quarta feira, Galpão de Ronda , abre espaço para quem está começando e quer mostrar seu trabalho aqui, sendo Nativista ou não.Esteve aqui o grupo NAMIDOMI

Frederico Vianna

Frederico Vianna
dia 13/11/2010

Também estiveram aqui

Também estiveram aqui
Familia Fagundes

Show aconteceram/julho2010

Show aconteceram/julho2010
João Chagas Leite

Dante Ramon Ledesma

Dante Ramon Ledesma
Junho/2010 show maravilhoso

dia 18/12/2010

dia 18/12/2010
Luiz Carlos Borges aqui....

Dante Ramon Ledesma em agosto

Dante Ramon Ledesma em agosto
show de luzes ,som e voz

Raineri Sphor

Raineri Sphor
Inaugurando a casa novembro 2009

Jairo Lambari Fernandes

Jairo Lambari Fernandes
Inauguração da casa em novembro 2009

esteve aqui DIA 11/12

esteve aqui DIA 11/12
ALEJANDRO BRITTES

Também esteve aqui em outubro

Também esteve aqui em outubro
"CARIJÓ"